Caros Utentes da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano

Na sequência do desconfinamento retomamos progressivamente algumas atividades que se encontravam condicionadas. Para que as atividades ocorram com a necessária segurança para todos (utentes e profissionais), deverão cumprir-se um conjunto de requisitos para os quais pedimos a colaboração de todos:

  1. Qualquer utente (não urgente) deve privilegiar, em primeiro lugar, o contacto telefónico e/ou email, antes de se dirigir ao Centro de Saúde ou ao Hospital. Os contactos privilegiados devem ser:
    1. Em caso de doença não urgente, deve ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e proceder conforme as instruções dadas – não se desloque à urgência se tiver sintomas ligeiros – ligue primeiro para quem o pode ajudar sem sair do seu domicilio.
    1. Em caso de doença urgente, deve ligar para a linha de emergência 112, sem hesitar.
    1. Nas restantes situações deverá contactar o seu Centro de Saúde ou o Hospital, através dos contactos existentes, para todas as situações não urgentes e para as quais precisa de resposta ou esclarecimento.
  2. Os horários e contactos dos Centros de Saúde são:
  • Em todos os agendamentos, só deve comparecer 10 minutos antes da hora marcada – não venha fora das horas agendadas, pois não queremos muitas pessoas acumuladas para atendimento e em salas de espera;
  • Deve ser portador de máscara de proteção (cirúrgica ou social), conforme norma em vigor;
  • Só deve trazer um acompanhante nas situações mesmo essenciais – se possível e conveniente, o acompanhante deve aguardar o utente no espaço exterior;
  • Mantem-se, de momento, a restrição das visitas aos internamentos.

2020-05-20 – Comunicação aos Utentes