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VISITAS AO HOSPITAL DO LITORAL ALENTEJANO

No dia da visita, o visitante deverá identificar-se junto do Seguranças no balcão da Entrada Principal, para fazer o registo.

O visitante deverá desinfetar as mãos e usar máscara cirúrgica durante toda a permanência no edifício hospitalar.

 

Serviço de Internamento

No Serviço de Internamento (Medicina A, B, Unidade de AVC, Ortopedia e Cirurgia Geral) o doente pode receber 2 visitas, individualmente, 30 minutos cada, entre as 14h00 e as 16h00.

Serviço de Medicina Intensiva e Unidade de Cuidados Intermédios

A visita deverá ser marcada diretamente com os serviços através do 269 818 100.

O doente poderá receber apenas duas visitas por doente, individualmente, num período máximo de 15 minutos.

Entre as 13h30 e as 14h30 e as 18h00 e as 19h00.

Unidade de Cuidados Paliativos

A visita deverá ser marcada diretamente com o serviço através do 269 818 100, para agendar horário e e numero de visitas, devido à especificidade do serviço.

Urgência – Serviço de Observações

Na Sala de Observação a visita ocorrerá entre as 17 e as 20 horas, no tempo máximo de 10 minutos, para o familiar/convivente significativo previamente identificado no Balcão de Admissão da Urgência.

 

DIREITOS E DEVERES DOS DOENTES

O direito à proteção da saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa, e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a equidade, a ética e a solidariedade.


No quadro legislativo da Saúde são estabelecidos direitos mais específicos, nomeadamente na Lei de Bases da Saúde (Lei 48/90, de 24 de Agosto) e no Estatuto Hospitalar (Decreto-Lei n.º 48 357, de 27 de Abril de 1968).

São estes os princípios orientadores que servem de base à Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes elaborada pela Direção-Geral da Saúde.

Direitos dos Doentes

  1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana
  2. O doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas
  3. O doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais
  4. O doente tem direito à prestação de cuidados continuados
  5. O doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados
  6. O doente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde
  7. O doente tem o direito de obter uma Segunda opinião sobre a sua situação de saúde
  8. O doente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer acto médico ou participação em investigação ou ensino clínico
  9. O doente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam
  10. O doente tem direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico.
  11. O doente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer acto médico.
  12. O doente tem direito, por si ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações.

Deveres dos Doentes

  1. O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa que deve procurar garantir o mais completo restabelecimento e também participar na promoção da própria saúde e da comunidade em que vive
  2. O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correto diagnóstico e adequado tratamento.
  3. O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes.
  4. O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites.
  5. O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde.
  6. O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar ativamente na redução de gastos desnecessários.


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