Responsável:  Armindo Ribeiro

O Serviço de Biblioteca e Documentação da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E., especializado na área da saúde, incidindo nas vertentes hospitalar, cuidados de saúde primários e saúde pública, está inserido no Hospital do Litoral Alentejano, e agrega as bibliotecas existentes nos Centros de Saúde e Unidade de Saúde Pública da ULSLA.

Missão – Assegurar a aquisição, o tratamento, a organização, a gestão e a difusão da informação no âmbito da Saúde, de tipologias e suportes diversificados, através de métodos e tecnologias da informação relevantes por forma a apoiar as ações de ensino, aprendizagem e investigação, dos grupos profissionais da ULSLA, e cooperando em redes e projetos de informação nacionais e internacionais que beneficiem a ULSLA; e coordenar o processo de classificação/controlo das bibliotecas existentes nos Centros de Saúde e Unidade de Saúde Pública da ULSLA, bem como a gestão e alimentação da biblioteca na intra/internet e a gestão da Biblioteca do Doente.

Visão – No cumprimento da sua missão, existem objetivos qualitativos gerais que devem ser considerados no seu horizonte e que devem presidir ao seu desempenho. Esses objetivos qualitativos explicitam a visão de futuro que se pretende, a saber:

– Uma Biblioteca de excelência, na sua prestação de serviços diretos ao público abrangendo o ensino, a aprendizagem, a investigação e a criação, difusão e valorização do conhecimento produzido na instituição;

– Uma Biblioteca continuamente apetrechada para a globalização do acesso aos seus serviços e recursos, por parte da sociedade em geral e da comunidade profissional em particular;

– Uma Biblioteca proactiva e ágil no desempenho das suas funções que implicam a prestação de serviços profissionais e no apoio efetivo ao seu contínuo desenvolvimento.

Valores – Desenvolvimento de:

  • uma política de qualidade centrada nos seus clientes, a qual visa fornecer produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades e expectativas, através de uma utilização ótima dos recursos disponíveis;
  • um compromisso permanente com as atividades de melhoria contínua, através da monitorização e revisão sistemática do seu desempenho;
  • o respeito pelos princípios éticos de liberdade, confidencialidade e profissionalismo, de acordo com o “Código de Ética para os Profissionais da Informação em Portugal”; bem como os princípios éticos da Administração Pública, promovendo os valores da qualidade, da responsabilidade, do conhecimento e inovação, da transparência, cidadania e serviço ao utilizador.

Serviços

  • Acolhimento e orientação ao utilizador;
  • Banco de Ofertas;
  • Biblioteca Digital;
  • Biblioteca do Doente;
  • Consulta da Internet e Bases de Dados;
  • Cooperação;
  • Difusão seletiva de informação;
  • Empréstimo – interno, domiciliário, inter-bibliotecas;
  • Leitura de presença/consulta de material multimédia;
  • Literacia em Saúde;
  • Seleção de recursos de Informação em Livre Acesso – Open Access;
  • Serviço de Formação e Marketing;
  • Serviço de fotocópias/digitalizações;
  • Serviço de Referência e Pesquisa
  • Ciclo de Exposições.