O Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação da ULSLA (NER-ULSLA), assinala esta data destacando o papel estratégico dos enfermeiros especialistas na promoção da funcionalidade, autonomia e qualidade de vida do cidadão.

Na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano os enfermeiros de reabilitação diariamente, procuram acrescentar valor em saúde, com a prestação de cuidados diferenciados para melhoria de função, promoção da independência e satisfação da pessoa. Estes profissionais atuam ao longo do ciclo de vida, nos vários contextos da sua prática, sempre que surge uma situação de incapacidade, seja transitória ou crónica. Com uma abordagem centrada na pessoa, “elaboram planos individualizados que pretendem responder às necessidades do utente, família e cuidadores, promovendo a autonomia e a reintegração social”.

Saliente-se que, “os cuidados prestados por estes profissionais têm como grande objetivo, melhorar a qualidade de vida da pessoa, promovendo o autocuidado e o autocontrolo, nos processos de transição saúde/doença e/ou incapacidade”.
A valorização da especialidade de enfermagem de reabilitação passa também pela formação contínua, permitindo aos enfermeiros de reabilitação atualizar conhecimentos, desenvolver competências avançadas e responder com eficácia aos desafios emergentes dos cuidados de saúde modernos.

O NER-ULSLA tem assumido como um dos seus desígnios a afirmação da visibilidade da especialidade, promovendo a participação ativa dos seus membros em eventos científicos, fóruns técnicos e ações com a comunidade, reforçando a importância da enfermagem de reabilitação na construção de respostas integradas e baseadas em evidência.
Neste dia, homenageamos todos os enfermeiros de reabilitação que, com conhecimento técnico e científico, contribuem para cuidados de saúde mais eficazes, humanizados e orientados para a funcionalidade.