MyULSLA é a app do utente da Unidade Local do Litoral Alentejano, EPE, um canal de comunicação, interação e facilitador do contacto entre a ULSLA e os seus utentes.
Com acesso a partir do telemóvel, computador ou tablet, o utente da ULSLA pode aceder, a qualquer hora, de forma fácil e segura, a um conjunto de funcionalidades e informações pessoais sobre a sua atividade na ULSLA.
MyULSLA, como posso aceder?
MyULSLA é de adesão gratuita e está disponível via app, nas versões Android, IOS e Windows e poderá ser descarregada nas respetivas stores, e via web, através do endereço https://gtbox.us/ulsla
O suporte para autenticação é feito através do sistema de chave móvel digital ou, em alternativa, através do número de telemóvel e do número de utente do SNS. Para que o acesso seja corretamente validado, o número de telemóvel de registo na app MyULSLA deve obrigatoriamente ser o mesmo que se encontra registado na ficha do Centro de Saúde (Registo Nacional de Utentes).
Quais as funcionalidades disponíveis?
Receber notificações de alerta sobre marcações/reagendamentos/cancelamentos de consultas;
Receber notificações de alerta sobre marcações/reagendamentos/cancelamentos de exames e análises clínicas;
Receber instruções de preparação detalhadas para colheitas/exames a realizar;
Consultar informação sobre o local da consulta, tendo a possibilidade de navegar até ao local;
Solicitar pedidos de Informação Clínica referentes a Especialidades, episódios de Urgência ou de Internamento;
Consultar o histórico de episódios na ULSLA;
Visualizar detalhadamente os agendamentos. Quaisquer alterações realizadas pela ULSLA serão replicadas na Agenda;
Solicitar reagendamento ou cancelamento de consultas e/ou análises clínicas;
Download do comprovativo de presença em atos médicos do Hospital, e do Centro de Saúde (episódios de urgência, consultas, etc.);
Consultar ou efetuar pedidos de esclarecimento sobre taxas moderadoras em dívida e solicitar referência multibanco para pagamento;
Responder a inquéritos de satisfação, relativos à interação do utente com o Hospital ou o Centro de Saúde;
Realizar sugestões, elogios e reclamações;
Consultar informação/localização das nossas unidades;
Receber notícias/eventos de caráter institucional da ULSLA e do SNS.
Perguntas Frequentes
Não. Qualquer cidadão consegue aceder sem se registar, tendo acesso limitado às informações de caráter geral/ institucional. Para poder usufruir de todas as funcionalidades disponíveis, é necessário ser utente da ULSLA e efetuar o respetivo registo.
Nesta fase, à exceção de menores de idade, qualquer utente pode aderir à Área Pessoal.
Sim, é possível associar ascendentes/descendentes à sua área pessoal, desde que o número do telemóvel onde está a instalar a app, seja o número de telemóvel registado no Registo Nacional de Utentes/ Centro de Saúde.
Para associar mais um perfil à sua conta da app MyULSLA deve ir a Meus Dados -> Gerir Contas
Deve confirmar se efetuou o seu registo com o número de telefone associado ao Registo Nacional de Utentes/ Centro de Saúde e com o número do SNS correto.
Caso se tenha enganado no número de telefone, deve aceder a Definições ->Terminar Sessão e voltar a fazer o registo com o número de telefone correto.
Caso se tenha enganado no número de SNS deve fazer pedido de eliminação de dados Definições -> Eliminar dados e voltar a fazer o registo 48 horas após a realização do pedido de eliminação.
Caso os dados estejam corretos, e não consiga prosseguir com a instalação, envie mensagem para comunicacao@ulsla.min-saude.pt, a nossa equipa irá analisar a situação e entrará brevemente em contacto consigo.
A app deteta a atualização de dados, no entanto deverá aguardar validação do servidor que ocorre normalmente em 48 horas.
Nota importante, sempre que se verificar uma alteração dos dados do utente, a mesma deverá ser efetuada no Registo Nacional de Utente/ Centro de Saúde ou nos serviços administrativos do hospital via email para balcao.ce@ulsla.min-saude.pt.
Sim, é possível consultar agendamentos futuros (consultas e colheitas). Para tal, deve aceder à área Agenda, onde lhe são apresentadas as próximas consultas/ colheitas por data, com a hora e local onde se vão realizar. Para mais detalhes deve clicar na consulta/ colheita em questão.
A integração do calendário da app no seu smartphone é possível, mas não é automática. Deverá ser realizada manualmente em Definições – > Integração de calendário –> Ativar integração do calendário
Caso não possa comparecer à sua consulta, faça um pedido de reagendamento ou cancelamento da consulta. Assim, que a sua consulta for reagendada, recebe uma notificação com a nova data da consulta.
O pedido de remarcação da consulta pode ser feito na própria notificação de marcação de consulta, ou posteriormente na agenda na consulta em questão.
O pedido de cancelamento não pressupõe a marcação de uma nova consulta.
Para os Cuidados de Saúde Primários, sim.
Na App MyULSLA Meus Dados -> Centro de Saúde -> Agendamento de Consulta
Para o Hospital, não. O utente não pode pedir para marcar consultas. Caso necessite de uma consulta de especialidade deve falar com o secretariado da respetiva consulta.
Sim. Agora já não necessita de se deslocar ao Centro de Saúde, pode fazer o pedido através da App MyULSLA: Meus Dados > Centro de Saúde > Renovação de Receituário.
O histórico de episódios está disponível para episódios referentes ao Hospital e aos Cuidados de Saúde Primários, em: Meus Dados -> Histórico de Episódios.
Se necessitar de declaração de presença detalhada, solicite-a no secretariado antes de sair do serviço. Na sua app, terá acesso a um comprovativo de presença de Consulta/ Urgência/ Internamento/ Hospital de Dia, e Cuidados de Saúde Primários. Para isso deve ir a Meus Dados -> Histórico de Episódios e no episódio em questão terá acesso ao mesmo.
Em breve, ficarão disponíveis na app os resultados das análises clínicas.
Aceda a Taxas Moderadoras, onde lhe é apresentado o valor total em dívida, bem como o valor discriminado e detalhado por episódio.
Pode solicitar, através da app, a referência multibanco do valor total em divida apresentado na app. Após a sua emissão, vai receber uma notificação com a referência multibanco na sua app.
O pedido de esclarecimento relativo às taxas moderadoras/isenções pode ser feito através da sua app. Para isso deverá ir a Taxas Moderadoras -> Pedido de esclarecimento de taxas moderadoras.
Não se desloque, para este efeito, ao hospital. Na App pode fazer o pedido de relatórios Clínicos referentes a episódios de Internamento, de Urgência ou de Especialidade.