As vacinas funcionam, protegendo-o a si e aos que o rodeiam de doenças graves.
A vacinação é um direito e uma responsabilidade. Todas as pessoas têm o direito de estar protegidas de doenças evitáveis pela vacinação e todos desempenham um papel fundamental na proteção dos outros quando optam pela vacinação.
As vacinas funcionam, protegendo-o a si e aos que o rodeiam de doenças graves.
#Vaccineswork #immunizeEurope
A vacinação é um investimento a longo prazo na saúde e bem-estar das crianças. Graças às vacinas, a maioria das crianças e adultos na Região Europeia está imune ao sarampo, rubéola, parotidite pidémica, difteria, tosse convulsa, tétano e poliomielite. Há também um número crescente de crianças e adultos vacinados contra a bactéria pneumocócica, o vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da hepatite B como forma de prevenção contra doenças graves e cancros que podem ser causados por estes micróbios .
Infelizmente, os benefícios das vacinas encontram-se distribuídos pela Região Europeia de forma desigual, onde ainda há muitas crianças sem a proteção que merecem. A primeira dose da vacina contra o sarampo não foi administrada a 1 em cada 15 crianças na Região Europeia no ano de 2016, e 1 em cada 21 crianças não recebeu todas as doses recomendadas das vacinas contra a difteria, tétano e tosse convulsa. A taxa de administração da vacina contra o HPV ainda está abaixo dos 50% em alguns países.
O preço a pagar pela não vacinação é visível. As desigualdades na cobertura vacinal são uma porta aberta para doenças contagiosas, permitindo que se espalhem entre indivíduos não
vacinados. Todos os anos surgem milhares de casos de sarampo nesta Região e muitas pessoas ainda sofrem desnecessariamente de parotidite epidémica e tosse convulsa. Em 2017, a Comissão Regional de Certificação da Erradicação da Poliomielite concluiu que 3 países na Região se encontram em risco de surto de poliomielite. A infeção por HPV pode causar verrugas genitais ou levar a várias formas de cancro em indivíduos a quem não foi administrada a vacina.
A semana será igualmente celebrada em outras regiões da OMS e a nível global através da Semana Mundial da Vacinação (SMV): www.who.int/mediacentre/events/2018/world-immunization-week/en/
