«Portugal Chama» é o mote da campanha que visa mobilizar todos os portugueses na luta contra os incêndios, lançada pela AGIF — Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

O Ministério da Saúde associa-se à campanha de mobilização nacional, e através das entidades integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai passar as mensagens de sensibilização para a prevenção de fogos rurais.

As mensagens sobre comportamentos de risco, alertando que «a maior parte dos fogos são provocados por comportamentos que podem e devem ser evitados» serão veiculadas nas redes sociais e meios de comunicação institucionais (Twitter, Facebook, Instagram, sites e e-mails ), bem como nos talões de vencimento dos profissionais.

Seja prudente:

  • As queimas e queimadas não são aconselhadas na época de verão e têm regras para serem feitas. De facto, são responsáveis por mais de metade dos incêndios em Portugal.
  • Não lance foguetes.
  • Não use máquinas agrícolas nos dias de risco máximo de incêndio.
  • É fundamental que os proprietários cadastrem e tratem dos seus terrenos. 94% da área florestal pertence a privados e a negligência é uma das grandes causas da ignição e propagação do fogo.
  • Nos dias mais graves de incêndios é impossível que os recursos operacionais cheguem a todo o lado, por isso a prevenção é mesmo o melhor remédio.

A campanha foi lançada pela AGIF  no início do ano, antes do verão e do habitual período da época de fogos, para mobilizar para a mudança de comportamentos antes da chegada da época crítica.

VEJA OS FOLHETOS INFORMATIVOS

 

 

 

 

E o nosso chamamento já chegou, através da televisão, a 7,8 milhões de pessoas e, nos meios digitais, atingiu 1,4 milhões de visualizações. Foram publicados 14 anúncios na imprensa escrita nacional e 10 na imprensa regional. Os spots de rádio já foram transmitidos 6125 vezes em rádios locais e mais de 200 outdoors foram colocados, maioritariamente nas comunidades rurais.

SAIBA MAIS EM portugalchama.pt