Nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, verificou-se um aumento da procura de cuidados por utentes com síndrome respiratória aguda, vulgarmente designada por “Gripe”, com claros reflexos no aumento da afluência às unidades de saúde e nos serviços de urgência em particular.

Face a esta situação, por forma a melhorar a capacidade de resposta ao crescimento da procura de cuidados, o Conselho de Administração da ULSLA deliberou disponibilizar adicionalmente nos centros de saúde de Sines, Santiago do Cacém e Santo André uma consulta específica para atendimento destes doentes, entre as 18h e as 20h.

Tal medida, contribuiu de forma relevante para responder melhor às necessidades dos utentes, através de um atendimento mais personalizado, mais eficiente e de maior proximidade, e em simultâneo, para a diminuição do número de utentes que recorreram à Urgência do Hospital do Litoral Alentejano. Durante o período de vigência desta medida, entre 19 de dezembro a 27 de janeiro, realizaram-se 442 consultas nas três Unidades dos Cuidados de Saúde Primários.

Face à evolução natural da atividade do vírus da gripe, que se encontra em fase de abrandamento e à diminuição da procura por utentes com síndrome respiratória aguda, deliberou o Conselho de Administração cessar a partir de 31 de Janeiro a realização das consultas adicionais. No entanto, alerta-se para a necessidade de todos os cidadãos continuarem a manter todas as precauções e medidas preventivas em relação à “Gripe” e ao tempo frio.

O Conselho de administração da ULSLA, agradece a todos os profissionais das UCSP o trabalho desenvolvido bem como à população pela forma cordial como aderiu a esta medida.