A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano comemorou no dia 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro de forma a homenagear os enfermeiros como recurso inestimável e de sensibilizar a comunidade para os desafios que enfrentam.
A celebração sob o axioma: “Enfermeiros Uma Voz para Liderar – Investir em Enfermagem e Respeitar os seus Direitos para Garantir a Saúde Global”, decorreu no Auditório da ULSLA, sito no Hospital do Litoral Alentejano.
A iniciativa contou os seguintes palestrantes Leila Sales – “Liderança em Enfermagem para a Segurança do Doente” – Professora Coordenadora – Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha – Lisboa, Susana Ramos – “Literacia em Saúde e Envolvimento do Doente na sua Segurança“ – Gabinete de Segurança do Doente – CHLC, EPE, Helena Lucas – “Desafios para a Segurança do Doente” – Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança – ULSLA, E.P.E., Nelson Guerra – “Imprescindibilidade dos Cuidados e a Gestão para a Liderança“ – Presidente da APEGEL-Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança e Alexandra Pereira – “A Enfermagem e a Integração de Cuidados: Uma Visão Comunitária do Desenvolvimento Sustentável” – Administração Regional de Saúde do Norte, UCC Lousada, ERA Norte e GAPS-Cuidados de Saúde Primários.
Em paralelo, decorreu uma exposição de fotografia, “A arte presente na enfermagem e a enfermagem no coração da arte”, e de divulgação de obras literárias.
A ULSLA agradece a todos os enfermeiros, em especial aos seus profissionais, pela sua importância, e por todo o esforço, dedicação e profissionalismo, imprescindíveis, no sucesso da prestação de cuidados de saúde que esta Unidade de Saúde presta aos mais de cerca de 100.000 utentes.
O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN), em memória do nascimento de Florence Nightingale (há precisamente 202 anos) como fundadora da Enfermagem moderna.







