Caracterização

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) da ULSLA tem por missão prestar cuidados diferenciados a doentes que apresentam doença aguda grave que ponha em risco o funcionamento de um ou mais órgãos vitais. Através de uma abordagem multidisciplinar é feito  o suporte vital necessário de forma a tratar e/ou prevenir a falência orgânica. Para este objetivo conta com uma equipa de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares de saúde com diferenciação na prestação de cuidados ao doente crítico.
O SMI iniciou a sua atividade em 22 de Novembro de 2005. Tem uma capacidade de 6 camas, uma das quais destinada a doentes que necessitam de isolamento.

Equipa

Diretor do serviço
Dulce Pascoalinho

Enfermeira Responsável
Vanda Seromenho

Equipa Médica
Constituída por 4 médicos a tempo inteiro e por 5 médicos a tempo parcial

Equipa de Enfermagem
Constituída por 19 enfermeiros

Equipa de Assistentes Operacionais
Constituída por 7 assistentes operacionais

Secretariado
Ana Sousa

Pertence ainda à equipa uma psicóloga, uma farmacêutica, uma assistente social.

Unidade de Cuidados Intensivos

Horário de visitas (13h30 e as 15h00 e entre as 18h00 e as 19h30)

  • É permitida a entrada a uma pessoa de cada vez, num total de 2 pessoas em cada altura, por curtos períodos, e de acordo com a disponibilidade da unidade;
  • Existe uma campainha disponível na sala de visitas para informar a sua presença;
  • As mãos transportam micro-organismos e doenças, por isso é reforçada a lavagem das mãos, sempre, antes da entrada na sala de cuidados, seguindo as instruções dos profissionais de saúde;
  • Existe disponível um cacifo para as visitas poderem guardar os seus objetos pessoais, visto que não devem transportar nada para a sala nem trazer para a pessoa internada sem informação do Médico/a e/ ou do Enfermeiro/a (alimentos, medicamentos, flores, etc).
  • Os objetos de valor são entregues aos familiares logo que possível.

Recomendações

  • Deve-se falar baixo, o barulho pode ser prejudicial para as pessoas internadas;
  • O número de visitas deve ser restrito em prol do bem-estar da pessoa internada;
  • Informações clínicas são dadas pessoalmente por um Médico/a na Unidade e devem ser centralizadas num dos familiares – familiar de referência;
  • Os telemóveis devem estar desligados ao entrar na Unidade ou ficar no cacifo da sala de visitas;
  • Não é permitida a entrada a menores de 14 anos de idade, para sua própria proteção.

A equipa da UCI está sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida e para dar as informações necessárias.

 

Contactos
Hospital do Litoral Alentejano
Monte do Gilbardinho EN 261
7540-230 Santiago do Cacém
Telefone: 269 818 100
Fax: 269 818 196