Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
06-04-2021

Estratégia de Testagem – Trabalhadores Agrícolas em Odemira

No atual contexto da pandemia, e por no Alentejo Litoral, Odemira se encontrar com uma das maiores taxas de incidência cumulativa a 14 dias a nível nacional, foi delineada uma estratégia para responder à pandemia neste concelho.

Em concertação, com o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional para o Alentejo, Dr. Jorge Seguro Sanches, foi definido, pela Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral/ULSLA, em estreita articulação com o Serviço Municipal da Proteção Civil e Município de Odemira, proceder à testagem, de forma dirigida ao contexto dos trabalhadores agrícolas, cidadãos nacionais e migrantes.
De forma a abranger a maioria das principais quintas de exploração agrícola em Odemira, foi decidido testar os trabalhadores das empresas associadas da AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores, e Lusomorango, prevendo-se testar cerca de 5000 testes, à volta de 1000 por dia, durante a semana de 5 a 9 de abril. A realização dos testes estará a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa, que disponibilizou várias equipas no terreno.

O objetivo é obter a prevalência de ponto, relativamente à infecção por SARS-CoV2 neste contexto, de forma a identificar, com a maior precocidade possível, casos positivos e travar o mais atempadamente cadeias de transmissão desconhecidas.

A operacionalização da estratégia tem a participação do Alto Comissariado para as Migrações, TAIPA – Odemira, Guarda Nacional Republicana e Administração Regional de Saúde do Alentejo.


Partilhar:
Ir para o topo
tempus neque. efficitur. elit. nunc consectetur mattis mattis