Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
07-04-2021

7 de Abril – Dia Mundial da Saúde

No dia 7 de abril comemoramos o Dia Mundial Da Saúde. Para 2021 a OMS elegeu o tema “Construindo um mundo mais justo e saudável”.

Este tema levou-nos a refletir acerca da realidade que vivemos atualmente. A pandemia COVID-19 veio realçar desigualdades sociais a diversos níveis: económico, educativo, no trabalho, nos direitos, entre outros.

Estas fragilidades são geradoras de sofrimento físico e psicológico o que condiciona a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Assim, atentos às dificuldades e solicitações da nossa população, os serviços de saúde têm mantido uma estreita articulação com a rede de parceiros comunitários como autarquia, juntas de freguesia, escolas e segurança social. Temos trabalhado em conjunto para minimizar os efeitos adversos que a pandemia tem provocado.

O projeto “Grândola ainda Mais Solidária” tem permitido assegurar alimentação, medicação e outros bens essenciais a pessoas em isolamento, ou que ficaram sem trabalho, sem apoios e sem forma de subsistência.

Foram reforçados os apoios já existentes a idosos isolados e utentes com patologia mental. Criou-se o serviço de apoio psicológico denominado “SolidariaMente”.

As situações de violência doméstica mereceram um olhar mais atento, uma vez que o confinamento constitui um fator de risco acrescido.

O ensino à distancia constituiu um grande desafio a alunos e famílias, assim foi reforçado o apoio a quem apresentava maiores dificuldades no ensino em casa.

A medicação cronica que alguns utentes levantavam na farmácia do hospital passou a ser fornecida ao Centro de Saúde de modo a evitar maiores deslocações. As consultas de seguimento mantiveram-se na sua maioria em regime de teleconsulta, embora tenha sido possível manter alguns atendimentos presenciais.

Aos utentes Covid Positivo tem sido assegurados cuidados de enfermagem no domicilio quando estes são necessários.

No que respeita à campanha de vacinação Covid, existe uma cooperação com a rede de parceiros no sentido de promover e facilitar o acesso dos utentes a este recurso.

Apesar da pandemia realçar vulnerabilidades da população, também nos trouxe ensinamentos. O trabalho torna-se mais eficaz quando articulado e integrado entre serviços e entidades da comunidade, visando um objetivo comum: a proteção dos mais desfavorecidos e promoção da sua saúde e bem-estar.

Como cidadão também pode contribuir para tornar a nossa comunidade mais justa e saudável através da solidariedade e do olhar atento.

Sinalize situações que carecem de resposta dos serviços da comunidade.

Seja solidário!


Partilhar:
Ir para o topo
dolor ultricies commodo Donec dictum pulvinar risus. sed mattis