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Cidadão

Guia de Utente

Visitas ao Hospital do Litoral Alentejano

Serviço de Internamento

No Serviço de Internamento o doente pode receber 2 visitas presencialmente nos seguintes horários:
Entre  as 14 e as 16 Horas
Entre as 18;30 e as 20 Horas

Urgência – Serviço de Observações

Devido às características deste Serviço não são possíveis visitas com horários alargados, e o horário a seguir indicado poderá, por imperativos clínicos, sofrer alterações a qualquer momento.
As visitas aos doentes efectuam-se entre as 11 e as 20 Horas
O Doente pode receber 2 visitas de familiares directos, alternadamente até um máximo de 5 minutos cada, desde que as suas condições de saúde o permitam (de acordo com o critério clínico).
Compete ao familiar de referência indicar previamente entre os familiares quem fará a visita.

Serviço de Unidade de Cuidados Intensivos – UCI

Na Unidade de Cuidados Intensivos, o doente poderá receber apenas duas visitas por doente, individualmente, num período máximo de 15 minutos.

Entre as 13,30 e as 14,30 Horas
Entre as 18 e as 19 Horas.

Direitos e Deveres dos Doentes

O direito à protecção da saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa, e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a equidade, a ética e a solidariedade.
No quadro legislativo da Saúde são estabelecidos direitos mais específicos, nomeadamente na Lei de Bases da Saúde (Lei 48/90, de 24 de Agosto) e no Estatuto Hospitalar (Decreto-Lei n.º 48 357, de 27 de Abril de 1968).

São estes os princípios orientadores que servem de base à Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes elaborada pela Direcção-Geral da Saúde.

Direitos dos Doentes

1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana
2. O doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas
3. O doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais
4. O doente tem direito à prestação de cuidados continuados
5. O doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados
6. O doente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde
7. O doente tem o direito de obter uma Segunda opinião sobre a sua situação de saúde
8. O doente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento, antes de qualquer acto médico ou participação em investigação ou ensino clínico
9. O doente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam
10. O doente tem direito de acesso aos dados registados no seu processo clínico.
11. O doente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer acto médico.
12. O doente tem direito, por si ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações.

Deveres dos Doentes

 1. O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa que deve procurar garantir o mais completo restabelecimento e também participar na promoção da própria saúde e da comunidade em que vive.
2. O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento.
3. O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes.
4. O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites.
5. O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde.
6. O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução de gastos desnecessários

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Regulamento de Visitas e Acompanhamento de Doentes – março de 2017


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