Ir para o conteúdo
Início
/
Cidadão

Gabinete do Cidadão

gabinete-do-cidadao-ulsla

O Gabinete do Cidadão é um serviço de apoio à gestão e um meio de defesa dos utentes.
É constituído por uma equipa formada por dois profissionais, na Sede, e por um interlocutor, em cada Centro de Saúde/Unidade de Cuidados Saúde Personalizados.
Este Gabinete está localizado geograficamente na sede das instalações, Entrada principal do Hospital, funcionando de 2ª a 6ª feira das 9h às 13h e das 14h às 17h.

O Gabinete do Cidadão tem as seguintes competências:

  • Promover e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos no que concerne aos serviços de saúde;
  • Atender pessoalmente os cidadãos que solicitem e/ou que pretendam apresentar exposições;
  • Passar a escrito as exposições orais quando os cidadãos carecem deste apoio;
  • Assegurar a gestão, o registo e o tratamento de todas as exposições apresentadas pelos cidadãos, independentemente do local e da via de entrada;
  • Verificar as condições de acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde;
  • Verificar com regularidade o grau de satisfação dos cidadãos relativamente aos serviços da ULSLA;
  • Promover a divulgação do Gabinete do Cidadão e da ULSLA junto da comunidade.

A participação dos cidadãos pode assumir as seguintes formas:

  • Opinião/Sugestão
  • Reclamação/Queixa
  • Elogio/Agradecimento/Louvor
  • Pedido de ajuda/informação

As exposições poderão ser apresentadas através de:

  • Livro de Reclamações (disponível em diversos locais de atendimento)
  • Presencialmente no Gabinete do Cidadão
  • Caixa de sugestões/opiniões
  • Via Postal
  • Fax
  • Correio eletrónico

Se reclamar em nome de outra pessoa (familiar ou acompanhante), deve informar qual o nome completo do utente.

Nos termos do Decreto-lei nº 126/2014 de 22 de agosto, todas as exposições são remetidas obrigatoriamente à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Contactos

Telefone: 269 818 115

FAX: 269 818 169

E-mail: gabinete.cidadao@ulsla.min-saude.pt


Partilhar: